segunda-feira, 10 de outubro de 2011

CORE - Treinando o centro do seu corpo.

CORE

O CORE é a região do centro do corpo. A palavra inglesa tem exatamente esse significado, centro. É constituído na frente pelos músculos abdominais, na região posterior pelos paravertebras e glúteos, pelo diafragma, assoalho pélvico e cintura pélvica. Daí ser chamado também de região lombo-pélvica.
No treinamento funcional, o CORE é usado para definir um dos objetivos da modalidade, que é fortalecer os músculos que envolvem o quadril, abdômen e lombar, pois muitos dos movimentos corporais precisam dessa musculatura para exercer bem sua função.

Os músculos do CORE

O objetivo da estabilidade do CORE é manter uma base sólida, e de transferência de energia a partir do centro do corpo para os membros.
 
Músculos do abdômen: 
- Transverso, grande oblíquo, pequeno oblíquo.
Músculos da coluna lombar
- Transverso espinhal:
Rotadores, interespinhal, intertransversal, semiespinhal, multífidus.
- Eretor da espinha:
Longuíssimo, quadrado lombar, grande dorsal.
- Eretor da coluna.
Músculos do quadril e coxa
- Psoas, ilíaco, reto anteiro do quadríceps, tensor da fascia lata, sartório, glúteo médio e pequeno, grande glúteo, hamstrings, piriformes e adutores da coxa.

Por que treinar o CORE?

Para fazer qualquer movimento básico como sentar, levantar, agachar, correr, caminhar, forças são aplicadas a coluna vertebral para produzir esses movimentos, que exigem a ativação do CORE para manter a estabilidade corporal. Em um simples agachamento, se você não tiver força do CORE e tiver nas pernas, ainda assim não conseguirá aumentar a carga do exercício porque sua coluna não suportará.
O CORE opera como uma unidade funcional integrada, e de produção de força, ou seja, usado de forma eficiente, cada componente dessa região, distribui peso, absorve forças e transfere forças de reação do solo.
Não pode ser ignorada a importância do treino dessa musculatura que previne lesões e possibilita gerar força para todas as atividades. Mas deve ser treinado de forma apropriada para permitir seu funcionamento eficiente durante atividades funcionais.

Treino do CORE e boa postura

Na maioria das vezes, as dores nas costas são causadas por ter alguns músculos do CORE fracos, o que pode resultar na perda da curvatura apropriada e postura incorreta. Manter esses músculos treinados ajuda a reduzir a tensão sobre a coluna vertebral.
Além disso, se quer dar uma turbinada no abdômen e deixá-lo bonito e fortalecido, nada melhor que incluir em sue programa de treino alguns exercícios para trabalho da região lombo-pélvica.

Alguns exercícios para o CORE

Abdominal superior na bola suíça

Abdominal inferior na bola suíça

Ponte frontal

Ponte lateral

Extensão lombar na bola suíça

Extensão de quadril na bola





2 comentários:

  1. Quais sao os exercicios indicados pra treinar o core sem o uso da bola?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigda pela visita.

      Há vários exercícios que podem ser feitos sem a bola, inclusive, os mesmo que você viu na postagem. Mas vou colocar alguns exercícios na pagina de foto sem o uso de material, para você entender melhor.

      Excluir