quinta-feira, 15 de setembro de 2011

TIPOS DE PISADA

Vamos hoje tentar ajudá-los a tirar a dúvida dos diferentes tipos de pisada para a melhor escolha de um tênis adequado. É um quesito importante na melhora do desempenho na corrida ou caminhado, e não só isso, também na prevenção de lesões.

Como saber o tipo de pisada?

O primeiro passo para escolher um tênis adequado é fazer o teste da pisada, chamado de baropodometria, realizado em clínicas especializadas.
A baropodometria é o estudo da pisada, das pressões exercidas por elas e, por conseqüência, da postura do corpo durante esse movimento biomecânico. O exame consiste na análise do seu histórico por meio de uma rápida conversa e na caminhada sobre uma esteira eletrônica a qual gera imagens para um computador que verifica pontos de maior e menor força com a ajuda de um profissional qualificado para o diagnóstico.



O exame pode evitar diversas lesões e, inclusive, a aposentadoria definitiva das corridas. De acordo com o Fisioterapeuta, Especialista em Terapia Manual, Postural e Podoposturologia, Rafael Temoteo, o problema pode começar com uma fascite plantar e esporão de calcâneo e agravar para periostite medial (canelite), dores no joelho e na coluna entre outras enfermidades. “É um processo ascendente, podendo afetar a coluna e até o joelho. E o impedimento da corrida, seria, por exemplo, em virtude de um processo de artrose que é o desgaste da articulação”, diz o especialista. 

Palmilhas modeladas para o seu tipo de pisada

O teste da baropodometria também pode ajudar a confeccionar palmilhas específicas de acordo com a curvatura do pé, garantindo a exatidão da peça.
Os tipos de palmilha são os seguintes:

Ortopédicas semiprontas: apenas recomendáveis para quem não tem necessidades mecânicas, à venda em farmácias , ortopedias e lojas de material esportivo.
Termo Moldáveis: em boas lojas de material esportivo ou ortopedias, são moldadas ao formato exato dos pés, além dos benefícios de melhora de amortecimento de impactos e estabilidade, conseguem melhorar a distribuição da pressão nos pés.
Com apoios compensatórios ortóteses (conhecidas como corretivas): normalmente feitas à medida por um podologista/podólogo (Brasil), ortopedista ou técnico ortoprotésico qualificado.
Ortótoses Plantares (ortopédicas): as ortótoses ou ortopédicas são utilizadas para muitas condições e lesões diferentes, pois são de um dispositivo de apoio biomecânico projetado para controlar a movimentação das estruturas do pé.

Quais os tipos de pisada?

Os tipos de pisada são pronada, neutra e supinada.

            Pronada: A pisada é iniciada no lado externo do calcanhar ou um pouco mais para dentro e rola excessivamente para o lado interno (região do dedão). Há pronadores moderados e severos. Os casos de pronação costumam ser mais frequentes entre as mulheres, devido à anatomia preparada para a gravidez e o parto.
Neutra: A pisada é iniciada no lado externo do calcanhar e rola ligeiramente para o lado interno (região da planta do pé). 
Supinada: A pisada é iniciada no lado externo do calcanhar e se prolonga pelo lado externo (região do dedinho). Há supinadores moderados e severos.

Testes indiretos para saber o tipo de pisada

É importante saber o tipo de pé que o corredor possui que pode ser: plano, normal e cavo. Para saber qual tipo de pé possui, umedeça seu pé e pise em uma folha de papel, e após isto faça o contorno da marca com uma caneta e compare com o quadro: 

Lembrando que no quadro os exemplos são de pés direitos.

                 - Corredores com o pé plano apresentam tendência para a pronação.
- Corredores com o pé normal apresentam tendência para a pisada neutra.
- Corredores com o pé cavo apresentam tendência para a supinação.

           Deixando claro que o tipo de pé apenas representa uma tendência para uma determinada pisada, pois outros fatores como joelhos varos e valgos, ângulo entre joelho e quadril e também a flexibilidade das articulações, influenciam na pisada do corredor fazendo com que apesar da tendência que o tipo de pé oferece à pisada, ele na verdade pise de outra maneira. Aliás, esta avaliação é um pouco imprecisa, mas de muita praticidade.

           Outra maneira de sabermos qual tipo de pisada que possuímos é compararmos o desgaste de um tênis que usamos com o quadro abaixo.


Deixamos claro que para uma precisão é interessante fazer a baropodometria, os testes citados acima, podem ser imprecisos.
No próximo post de dica de saúde, vamos dar sugestões de diferentes marcas de tênis para as várias pisadas.

Postado por: Odiléia Corrêa

Sites visitados
http://www.sportworldcde.com
http://blog.opovo.com.br
http://webcache.googleusercontent.com


4 comentários:

  1. Artigo muito legal. Eu sei que não seria legal fazer propaganda gratuita no blog, mas uma coisa muito boa seria saber exemplos de bons tenis no mercado que servem para pessoas com os diferentes tipos de pisada...

    Particularmente, uso o Mizuno Creation 10 e acho que fabuloso. Ótimo amortecimento e acredito que ele me ajudou muito com canelites e dormencias que eu sentia com meu tenis antigo, que era um tenis normal para o dia a dia...

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber onde eu poderia fazer esse teste da pisada.
    Francy

    ResponderExcluir
  3. Oi Francy!

    Olhe, os ortopedistas fazem esse teste, e alguns fisioterapeutas também. Vou dar o nome de uma fisioterapeuta que achei de Natal.

    Telefone: (84) 3222-9000
    Academia Aclub
    Av. Rodrigues Alves, Tirol
    Natal/RN - 59.020.200
    E-mail para contato:
    terezapmelo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Loreno, o próximo post vamos mostrar os tênis adequados para cada tipo de pisada, na quinta-feira.

    ResponderExcluir