terça-feira, 6 de setembro de 2011

A importância do treinamento funcional após a fase final de reabilitação de um ligamento cruzado anterior (LCA)

A importância do treinamento funcional após a fase final de reabilitação de um ligamento cruzado anterior (LCA)

A ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) é reconhecida como uma das lesões traumáticas mais freqüentes entre atletas e sujeitos fisicamente ativos.
Apesar das técnicas cirúrgicas estarem cada vez mais aperfeiçoadas, ainda é possível a não recuperação completa, o que pode estar relacionado não só a défices motores, mas a diminuição sensorial, uma vez que, traumas sensoriais principalmente nos mecanorreceptores e conexões nervosas não são facilmente restauradas1.
Essas condições podem levar a fraqueza da musculatura anterior da coxa, déficit no apoio unipodal e no equilíbrio funcional1.
O que pode provocar queixas de dores no tendão patelar, dificuldade em realizar movimentos básicos relacionado ao esporte que o mesmo pratica.
Com isso, apesar da fase final da reabilitação física na fisioterapia proporcionar ao atleta ou praticante de atividade física regular o retorno a função. Ainda assim, faz-se necessário a prática do treinamento funcional como atividade complementar a atividade física, ao qual o mesmo pratique. Visto que, este tipo de atividade física preza pelo uso de estabilizadores dinâmicos e situações de desequilíbrio que são de fundamental importância para a segurança do atleta e assim uma melhor recuperação da função.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CÂMARA, Ariane Emericiano, AUGUSTO, Denise Dal’Ava, BRAGA, Nicia Farias, NETA, Maria Isabel de Noronha, BRASILEIRO, Jamilson Simões – Desempenho do Membro não acometido em Pacientes com Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior. Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v.17, n.3, p 230-5, jul/set. 2010.
    


    

 Postado por: Renata Alencar


Nenhum comentário:

Postar um comentário