Existem dois alimentos que considero os melhores dentro da Nutrição Funcional. Se você não quer fazer dieta, escolha pelo menos o INHAME e a FOLHA DE COUVE. São alimentos ímpares em termos de nutrientes e de benefícios à saúde.
Estive recentemente no Rio e lá todo boteco serve antes um caldo verde, que me interessei em saber a preparação e a composição, diferente do daqui, não leva paio nem linguiça e não é feito com batata inglesa e sim com o inhame, então ao pesquisar a composição achei perfeito.
A batata inglesa é um dos poucos carboidratos que não prescrevo com frequência, pois muito diferente da batata doce, tem uma carga glicêmica alta que provoca um impacto na glicemia-insulina. Já a batata doce, tem fibras, tem betacaroteno e comida com a casca não provoca um impacto na glicemia pós ingesta. A batata doce é indicada para diabético, a inglesa não.
O famoso CALDO VERDE, que achei perfeito recomendar para aqueles que precisam emagrecer se toma à noite, é altamente nutritivo e tem baixo valor calórico e o melhor de tudo, sacia.
A FOLHA DE COUVE além de ter o cálcio, o magnésio, o zinco, minerais importantes para osteoporose, tem também uma substância funcional bioativa, O SULFORAFANE, que tem como objetivo prevenir o câncer. Por isso também é muito indicada para gastrite. Coloque couve em sucos, saladas, sopas, caldos, arroz, feijão. Tudo combina com couve.
Já o INHAME tem substâncias bioativas que aumentam a imunidade, indicado na menopausa, e parece ser importante para afastar o mosquito da dengue, e dos carboidratos é o menos calórico em regimes de emagrecimento. Recomendo que se coma inhame todos os dias.
Por essas razões achei o famoso CALDO VERDE do Rio de Janeiro tão importante e especial. Segue a receita para você fazer todas as noites ou alterando com sopa de legumes e couve ou canja de galinha com couve.
Pessoas que precisam emagrecer tomam só o caldo verde à noite, mas pessoas que praticam exercícios e já tem peso e percentual de gordura ideais, além do caldo verde ainda deve acrescentar no jantar ou inhame, ou macaxeira, ou batata doce, ou cuscuz, ou tapioca, ou jerimum, com duas claras cozidas.
E agora vai a receita minuciosa do CALDO OU SOPA VERDE que aprendi lá no Rio de Janeiro:
Pegue um maço de folhas de couve bem verdinhas, corte em tirinhas finas, inclusive o talo.Coloque em uma panela alho cortadinho e cebola roxa, e uns pedacinhos de carne de sol sem gordura, refogue com azeite de lata puro virgem, acidez de 1,0%, depois acrescente a metade das folhas de couve que você cortou, refogue bastante, acrescente água quente e coloque pedaços de inhame para cozinhar. Depois do inhame cozido, retire da panela com uma parte da água e liquidifique, volte para a panela esse creme formado e junte com o restante do refogado que foi feito com alho, cebola, azeite, couve, a água e o inhame.
Desligue o fogo e coloque o restante das tirinhas cruas que ficaram.
Fica crocante!
Essa receita não pode ser substituída pela batata inglesa. Bom apetite. Crianças a partir de seis meses podem tomar, idosos, atletas, pós cirurgias, pós ressacas fortes. É ótima!
Postado por: Fátima Nunes.