quinta-feira, 19 de abril de 2012

AULÃO ACTIVE CORE

O seu blog de atividade física e saúde está de volta com seus aulões e o primeiro ocorrerá no dia 05/05 na praia de Ponta Negra, às 8h em frente ao Hotel Manarí.
Dessa vez vai ser melhor, e o cardápio será treino funcional e corrida em um mistura alucinante! Você não pode ficar de fora, portanto, os primeiros 15 inscritos no blog estarão participando do aulão! Lembrando que nossa aula é totalmente grátis e que tem que deixar o nome completo e o número do telefone para contato.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

POR QUE TREINAR EQUILÍBRIO?

  Os exercícios funcionais podem ser usados tanto como treinamento quanto como tratamento. Geralmente exercícios que visam o fortalecimento e estabilização da região da lombar, abdômen e quadril, e que fazem um recrutamento não só de uma determinada musculatura, mas sim, condicionando o corpo de uma forma mais generalizada.


Como já mencionado em outras postagens, o treinamento funcional tem vários pilares, entre eles o trabalho específico de equilíbrio.


Turbino (1994) define equilíbrio como a qualidade física adquirida diante de uma combinação de ações musculares com a intenção de assumir e manter o corpo sobre uma base contra a gravidade, existindo, assim, dois tipos, o equilíbrio estático e o dinâmico.


 A manutenão da estabilidade corporal durante exercícios desportivos esteve sempre vinculada com a força da musculatura central, interna (estabilizadores primários como multífidus, oblíquo abdominal interno e transverso do abdomen) e externa (eretores espinhais, quadrado lombar, oblíquo abdominal externo e reto anterior) considerada um requisito importante.


Há um mecanismo intimamente ligado ao equilíbrio, a propriocepção, também denominada como cinestesia, sendo um termo utilizado para nomear a capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais. Esse tipo de percepção, permite a manutenção do equilíbrio postural e a realização de diversas atividades práticas. 


Vamos saber mais sobre propriocepção? 


Incorretamente, empregado como sinônimo de sensação somática, equilíbrio e estabilidade articular dinâmica, Sherrington propunha que os proprioceptores contribuem para a regulação da postura global (equilíbrio postural) e postura segmentar (estabilidade articular).


Atualmente propriocepção é definida como o conjunto de informações aferentes oriundas das articulações, músculos, tendões e outros tecidos projetadas para o sistema nervoso central (SNC) para processamento, influenciando as respostas reflexas e o controle motor voluntário. É extremamente importante a compreensão de que a propriocepção limita-se somente a aquisição do estímulo mecânico e sua transdução em estímulos neurais, não possuindo influência com o processamento no SNC e na resposta motora.


As informações proprioceptivas são oriundas dos receptores musculares e tendíneos, denominados fuso muscular e órgão tendinoso de Golgi, e receptores localizados nos ligamentos, cápsula articular, meniscos e tecidos cutâneos. 


Por que a propriocepção é importante? 


A propriocepção contribui para manter a estabilidade articular dinâmica, assim, melhorando a capacidade de resistir a uma perturbação ou retomar a postura adequada após perturbações.


Estudos demonstraram que mesmo após a reconstrução do ligamento cruzado anterior, apesar da restauração da estabilidade mecânica alguns pacientes continuaram a apresentar episódios de falseio no joelho, isso porque a diminuição do mecanismo proprioceptivo gera indiretamente alterações no controle neuromusuclar, que, associado à instabilidade mecânica leva a instabilidade funcional.


A instabilidade funcional, consequentemente, predispõe a novas lesões e desta forma um ciclo de lesões se inicia.


 Assim, o processo de reabilitação deve ser planejado de modo a reverter estas alterações, permitindo aos pacientes o retorno ao nível prélesão, através da integração das sensações periféricas relativas à propriocepção e ao processar destes sinais em respostas motoras eficientes, atenuando ou revertendo totalmente a instabilidade funcional originada pela lesão. Com o objetivo de gerar padrões de ativação muscular adequado, devem-se estimular posturas vulneráveis que necessitem de grande estabilização muscular preparatória e reativa.




Exercícios que trabalham equilíbrio






Postado por: Odiléia Corrêa










Referências Bibliográficas


Portela, T.. O Efeito de um treino em superfícies instáveis.Dissertação de Mestrado em Treino de Alto Rendimento Desportivo apresentado à Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. 2010.


Leporace, Gustavo; Metsavaht, Leonardo; Sposito, Maria Matilde. Importância do treinamento da propriocepção e do controle motor na reabilitação após lesões músculo-esqueléticas.


Sherrington CS. The integrative action of the nervous system. New York: Scribner´s Son; 1906.









quinta-feira, 12 de abril de 2012

CORRER?!?!?!??! AGORA SIM, ESTOU CONFIANTE PARA COMEÇAR A CORRER E TRAÇAR METAS

         Finalmente me convenci de que correr, me trás muitos benefícios físicos, mentais e de socialização, mas preciso de uma orientação correta porque minha primeira meta como corredor é completar meus primeiros 5 km.
MOTIVO 19
NÃO HÁ DERROTADOS
           Mesmo chegando em último você recebe aplausos da torcida. Merecidamente. Afinal, foi quem passou mias tempo correndo. Existe outro esporte em que os lerdos são tão aplaudidos quanto os vencedores? A corrida é para todos!
MOTIVO 20
AQUELA SENSAÇÃO DE TER BATIDO UM RP (RECORDE PESSOAL)
                Note que o “P” aqui é de “pessoal”—você estabelece os limites, você faz o esforço e você obtém os resultados. Saboreie.
MOTIVO 21
VOCÊ GANHA UM ALIADO FIEL
              Todos passamos por fases na vida e épocas em que corremos menos. O trabalho está exigindo mais, apareceu um problema na família que exige sua atenção, ou mesmo você saiu de férias. Não tem problema: a corrida se adapta facilmente às suas idas e vindas. Ela está sempre ali para ajudá-lo a aguentar o tranco.
MOTIVO 22
É UMA JORNADA
                  Você nunca sabe o que vai encontrar. Não sabe com quem, ou o que, irá deparar. E não imagina os pensamentos que podem surgir. A corrida de hoje pode mudar sua vida de jeitos que você nunca imaginou quando estava amarrando o cadarço dos tênis.
MOTIVO 23
MEDALHAS SÃO LEGAIS
                  E essas coisas não são apenas para os atletas olímpicos. Basta você entrar numa prova e terminá-la para ter suas próprias medalhas enfileiradas ou penduradas, como prova do seu esforço.
MOTIVO 24
PROTEJA SEU CORAÇÃO
                  Estudos da Universidade Purdue (EUA) mostraram que o hábito de correr pode diminuir pela metade o risco de doenças coronarianas.
                Agora que já tivemos diversos motivos para não ficarmos parados, vamos nos mexer, consultar um médico e levar os resultados ao Educador Físico para montar sua primeira planilha de corrida. E vamos mudar de vida.

BIBLIOGRAFIA
Conteúdo retirado na íntegra da revista “CORRIDA: Entre em forma já.” MIZUNO. RUNNERS WORLD, Ed. No 35
POSTADO POR LÉO LIMA

domingo, 8 de abril de 2012

CORRER?!?!?!??! ACHO QUE VOU COMEÇAR A CAMINHAR!!!

Uauu! Depois de tantos benefícios encontrados na corrida, será que sua prática não serve para mim? Será que não gostaria de ser melhor que sou? Claro que sim, mas para isso podemos começar consultando um médico e depois um professor de Educação Física para indicar o melhor tênis e como melhor iniciar meus treinos. Mas gostaria de ver mais alguns benefícios para poder conversar, com esses profissionais, melhor instruído.


MOTIVO 13
LADEIRAS: A MLHOR COISA PARA ACABAR COM AS CALORIAS.
                Acrescente algumas subidas as suas corridas para queimar até 40% mais alorias. Um corredor de 68 quilos queimará cerca de 1300 calorias correndo em pista inclinada por uma hora,contra 900 no plano.


MOTIVO 14
ENTREGUE-SE À VONTADE DE EXPLORAR
                Não existe jeito melhor de conhecer uma nova cidade que correr pelas ruas. Além de dar a você uma noção do lugar, irá energizá-lo após a corrida, zerar seu relógio bilógico para qualquer fuso e proporcionar a chance de observar os habitantes locais.
MOTIVO 15
SALVE SUA VIDA
                Um grupo de corrido é ótimo para fazer amigos. Estudo de 9 anos feito pela Universidade Harvard (EUA) descobriu que as pessoas com mais amigos reduzem em mais de 60% o risco de morrer, pois sua pressão sanguínea é menor, e o sistema imunológico,mais forte.
MOTIVO 16
DISCIPLINE-SE
                A prática leva à perfeição, tanto na corrida quanto na vida. Os indivíduos mais bem-sucedidos são aqueles com talento moderado e quantidades enormes de disciplina. Cumprir a planilha e ver os resultados vai fazê-lo planejar melhor todos os seus projetos.
MOTIVO 17
ACABE COM O TÉDIO
                A tarefa mais mundana pode se transformar em treino de corrida – desde devolver os DVDs na locadora até levar o cachorro para passear. De repente, toda a jornada adquire um propósito duplo que você vai amar (e isso é o que importa!).


MOTIVO 18
QUEIME MAIS GORDURA
                “Mesmo após a corrida por 20 minutos ou meia hora, você pode estar queimando uma quantidade maior de calorias totais”, diz o médico Mark Simpson, pesquisador da Universidade Loughborough (Reino Unido).

BIBLIOGRAFIA
Conteúdo retirado na íntegra da revista “CORRIDA: Entre em forma já.” MIZUNO. RUNNERS WORLD, Ed. No 35
POSTADO POR LÉO LIMA

terça-feira, 3 de abril de 2012

OBESIDADE! VOCÊ PODE VENCER ESSE MAL!

Mas o que é mesmo a obesidade?



A obesidade é uma das enfermidades metabólicas mais antigas que existe e que está intimamente ligada a um aumento na incidência de doenças cardiovasculares, dislipidemias, hipertensão arterial sistêmica, diabetes, entre outras.

Estudos mostram que os índices de obesidade tendem a aumentar tanto em países desenvolvidos quanto em desenvolvimento. Hoje essa enfermidade ganha proporções de epidemia mundial, sendo que 50 a 60% da população da América do Norte pode ser classificada como tendo sobrepeso e desse percentual 35% dos americanos são obesos.



Como se chega à obesidade?

A obesidade, na grande maioria das vezes, se desenvolve sem que uma doença primária seja identificada, mas por causa do desequilíbrio do balanço energético, ou seja, a ingestão calorica é maior que o gasto.



Como saber se esta obeso?

Para verificar os níveis de obesidade, atualmente, são usados o peso e a altura para a determinação clínica. O grau de sobrepeso pode ser expresso de diversas formas, sendo o mais útil, a relação que corrige o peso pela altura conforme descrita por Quetelet, indicando o índice de massa corpórea (IMC), sendo a relação entre peso em quilogramas e estatura medida em metros elevada à segunda potência.

A medida do IMC não quantifica a gordura corporal, levando em consideração apenas o peso e não a composição corporal do indivíduo. Sendo assim, uma pessoa com uma quantidade de massa muscular e pouca gordura corporal, pela medida do IMC, pode ser considerado obeso ou com sobrepeso.

Para melhor verificar o nível de obesidade e diminuir a possibilidade de erros, a melhor forma é determinar a composição corporal, o que pode ser feito através de: densitometria de dupla captação (DEXA), água duplamente marcada, pesagem hidrostática, bioimpedância elétrica.

A gordura visceral também deve ser levada em consideração, pois pode aumentar o risco de hipertensão arterial, hiperlipemia e diabetes melito tipo II, sendo considerados elevados os valores maiores que 102 cm para homens e 88 cm para mulheres, medida verificada na região abdominal.



Como evitar ou combater a obesidade?

O combate à obesidade, por muitas vezes, é um processo difícil porque envolve, não só hábitos alimentares, mas na maioria das vezes, também o fator psicológico. No entanto, com a ajuda de um programa de treinamento adequado e um déficit na quantidade de calorias ingeridas, o quadro pode ser revertido ou evitado.

É importante dizer que, a atividade física é uma grande aliada para o emagrecimento, mas só ela não é capaz de fazer você perder peso. Sem um balanço energético negativo, ou seja, a ingestão de menos calorias do que se gasta, o processo pode se tornar mais difícil, e possivelmente fracassado.


Que atividades uma pessoa obesa pode fazer?

Dependendo do grau de obesidade, o indivíduo pode ter dificuldade em fazer até as atividades da vida diária, e isso pede alguns cuidados na execução dos exercícios físicos. Contudo, não precisa se desanimar, pois há várias atividades que podem ser feitas, usando níveis de intensidade e volume adequados para cada pessoa, entre elas: nadar, caminhar, atividades na água que tem baixo impacto, musculação, dançar, entre outras.

É importante que se tenha um profissional habilitado na área de educação física e com experiência com esse grupo de pessoas para evitar problemas.



Se gostou da postagem, compartilhe. Você também pode curtir nossa página no facebook ou se tornar um membro do blog.



Postado por: Odiléia Corrêa