segunda-feira, 5 de março de 2012

O POWERLIFTING OU LEVANTAMENTOS BÁSICOS

Se você gosta de praticar atividades de força sem a preocupação estética, o powerlifting pode ser uma excelente atividade para explorar o seu potencial. O Powerlifting (tradução: Levantamento de Força) é um esporte bastante difundido nos EUA e na Europa. No Brasil, existem praticantes a mais de 20 anos, porém não é tão popular como em outros países, contudo vem crescendo no Brasil. O nível técnico dos grandes atletas Brasileiros se assemelha aos atletas internacionais e tem chamado a atenção de interessados pelo esporte em todo o mundo. A competição é dividida por categorias e feita pelos critérios: sexo, idade e peso corporal. Existem dois tipos de competição: O Levantamento Básico de Supino, onde é disputado apenas essa Modalidade e os Campeonatos de Levantamento Básico Total, onde o resultado é obtido pela soma da melhor marca obtida no Agachamento, Supino e Levantamento Tera.



AGACHAMENTO

Das três modalidades essa é a que os atletas costumam executar com o maior peso. É o primeiro exercício a ser executado na competição. Existem regras específicas para a realização do movimento, porém o importante é que o atleta espere a ordem do juiz para iniciar o movimento, desça até o ponto mínimo exigido e termine o movimento com o corpo totalmente ereto. Os atletas das categorias pesadas conseguem marcas próximas de 450 KG.



SUPINO

Segundo exercício realizado na competição. Também existem competições em que é disputado apenas o Supino, sem a participação do Agachamento e do Terra. O movimento deve ser realizado apenas com os braços, não é permitidos qualquer movimento com as pernas ou quadril. O atleta deve descer o peso após a ordem do juiz, parar a barra junto ao peito durante dois segundos, para então levantar o peso até a posição inicial do movimento. Atletas das categorias pesadas alcançam marcas próximas a 300 KG.


LEVANTAMENTO TERRA

Essa modalidade consiste basicamente em levantar o peso do chão até o total desenvolvimento da coluna. É a terceira modalidade disputada na competição, suas regras são mais simples que as demais modalidades, porém alguns critérios devem ser respeitados. Atletas das categorias pesadas alcançam marcas próximas a 400 KG.


              Se gostou do nosso blog, compartilhe e divulgue. Temos página no twitter e no facebook também.

Postado por: Gleidson Rebolças



Prof. Gleidson Mendes Rebouças (UNI-RN)

Especialista em Fisiologia do Exercício – Universidade Veiga de Almeida/RJ

Mestrando em Avaliação Física – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Portugal

Coordenador da Clínica Integrada de Educação Física – Uni-RN


Nenhum comentário:

Postar um comentário