quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

VOCÊ SABE O QUE É TREINAMENTO SUSPENSO?


                Fazendo uma análise do próprio nome, treinamento suspenso, pode ser definido como um método de treino onde o indivíduo fica com seu corpo, ou parte dele, suspenso do contato com o solo. Esse método provoca ao organismo uma instabilidade fazendo com que exija do corpo uma maior ativação das fibras dos músculos estabilizadores do corpo (músculos antigravitacionais), abdômen, lombar, pelve, glúteo e outros, ou seja, toda a cadeia muscular que compõe o CORE.

               Mas onde e como surgiu esse método?
              Surgiu da necessidade das forças armadas americanas (SEALs -- Fuzileiros Navais) manter a forma e o condicionamento durante as ações em guerra, pois o treinamento convencional de força requeria mais tempo e espaço para ser realizado. Com todo esse contexto, viu-se a possibilidade de realizar força pendurando umas cordas dos paraquedas em algum lugar alto e usando o próprio peso e a ação da gravidade, para gerar resistência. Com essa adaptação, a empresa americana Fitness  Anywhere,  juntamente com oficiais da SEALs, criou e patenteou vários exercícios, desenvolvendo um equipamento metodologia própria, o TRX Suspension Trainer.




                Mas o que trás de vantagem esse método em relação aos convencionais?
                 O treino suspenso pode promover ao organismo, ao mesmo tempo, uma gama de estímulos diferentes, como força funcional, flexibilidade, equilíbrio e estabilidade (força) do CORE, permitindo que o corpo trabalhe em mais de uma dimensão, o eixo frontal, sargital e transverso, para promover tudo o que é necessário para uma melhora da prática esportiva e a vida cotidiana. Por tanto, abrangem desde o atleta, para melhorar seu desempenho em algum movimento, até pessoas sedentárias que precisam trabalhar de maneira segura, eficaz e global.



                Como funcional?
                Com o trabalho da fita, uma porcentagem do peso corporal desejado é conduzida gerando resistência para o membro em ação. Daí se trabalha com o desequilíbrio, o braço de alavanca e amplitude de movimento para gerar um aumento de sobrecarga. Durante esse processo, os músculos do CORE precisam ser ativados para a manutenção de uma postura correta, trabalhando muito forte essa região. Hoje em dia, os personais, as academias e os treinadores de atletas de elite já utilizam o treino suspenso como mais uma ferramenta para ganhos de desempenho e melhoria física para os mais diversos objetivos.



                Esse tipo de treino deve sempre ser acompanhado por um profissional credenciado para manter a segurança e eficiência do exercício e do praticante.











                Vamos lá, diversifique o seu treino e faça-o ficar mais estimulante!
                Se gostou do nosso blog, compartilhe e divulgue. Temos página no twitter e no facebook também.

Postado por: Leo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário