segunda-feira, 12 de março de 2012

O IDOSO E O TREINO SUSPENSO

                
           Analisando todas as mudanças e perdas que ocorrem com o ser humano ao transpor a barreira dos 40 anos (principalmente, pois já acorrem perdas a partir dos 30 anos), como perda de massa óssea, massa muscular, como consequência, redução do metabolismo, acúmulo de gordura, perda de força e potência, mobilidade, equilíbrio, velocidade, perda de resistência muscular e sistêmica, redução de testosterona e muitas outras, é que vimos a importância e, principalmente, a necessidade de se programar um treino de força com essa população. No artigo postado pela Profa. Odiléia na segunda, vimos alguns dos benefícios que esse tipo de treino pode promover, mas, como vimos na semana passada no artigo sobre “Treinamento Suspenso”, este tipo de treino pode além de promover o ganho de força como um treino convencional de força, gera melhoras no equilíbrio, mobilidade e independência física, tudo o que o idoso precisa para manter-se ativo e livre da necessidade de dependência dos demais para realizar as tarefas do dia-a-dia.

                A fita do trabalho suspenso promove um ponto de apoio constante para a realização do movimento, proporcionando segurança e ao mesmo tempo uma situação desafiadora para o idoso. Diante disso, ele, pode realizar movimentos amplos ou restritos de acordo com a capacidade permitida.

                O idoso, inicialmente, deve ser conscientizado da importância da respiração correta, a excêntrica, que consiste em soltar o ar no momento de maior força exercida no movimento, onde vai gerar uma menor pressão interna, abdominal e toráxica, aumentando a contração do abdômen e respiratórios para melhor estabilizar a postura durante o movimento. Essa manobra promove adaptações para o dia-a-dia, reduzindo desconfortos e dores advindo de má postura. Depois, o idoso é ensinado a manter a parede abdominal e lombar contraídos para gerar maior força no movimento. Diante dessa melhor postura, os primeiro exercícios procuram dar maior segurança e confiança no equipamento e método e, a partir daí, aumenta-se a dificuldade, com redução de velocidade de execução, aumento das repetições, da amplitude do movimento, diminuindo o contato com o solo (dois pés/um pé), usando algum outro equipamento para aumentar a instabilidade e sobrecargas como halteres, caneleiras e barras. Na realidade, no o treino suspenso, todo o corpo é exigido de maneira constante, sendo assim, para o público idoso, torna-se um treino muito mais eficaz.

                O importante de tudo isso, é que o treino suspenso é mais um método de treinar o corpo de forma mais integrada ao dia-a-dia do indivíduo e que deve ser praticado com toda a segurança e orientado por um profissional credenciado e capacitado em aplicar esse tipo de treino.

Postado por Leo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário