terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

IMPORTANCIA DA CHIA PARA A ALIMENTAÇÃO

Originada do México.  Como tem excelentes propriedades nutricionais os a CHIA era utilizada na alimentação dos índios. Considerado um superalimento por conter todos os nutrientes necessários à sua sobrevivência.

A comunidade científica que se interessa em estudar plantas, fitoterápicos e substâncias herbáceas, encontrou na CHIA um potente alimento com muitos nutrientes importantes à saúde. Os avanços tecnológicos e das pesquisas científicas e o cultivo do grão da chia foi resgatado com o objetivo de melhorar as dietas e auxiliar na prevenção das diversas doenças, uma vez que se conhecia o seu alto valor nutricional.

De todos os componentes nutricionais existentes na CHIA o que mais se sobressai é o Ômega 3, o mesmo do salmão e da semente de linhaça. Daí sua grande importância para a saúde.

Para quem ainda não conhece a semente da CHIA parece muito com a da linhaça, só que ela não é dourada é preta e branca, e forma, junto com as frutas, shakes ou iogurtes uma substância gelatinosa idêntica a gelatina que a linhaça não tem, e essa massa gelatinosa que se forma além de todos os componentes bioativos que tem, também fornece uma maior rigidez para o tecido muscular e diminuição da flacidez da pele, portanto pessoas que se exercitam, fazem musculação e ainda assim permanecem flácidas, usem 1 colher de sopa de chia por dia, à noite no iogurte desnatado.

Por ser o Ômega 3 antiinflamatório, antioxidante, e associado às fibras que a chia tem, seu uso é bem indicado e com respostas satisfatórias para o controle de peso, os níveis de glicemia pós refeição, principalmente em diabéticos, melhora do perfil lipídico, pode melhorar a função endotelial, a coagulação sanguinea e para quem tem tendência á anemia a absorção do ferro. Portanto, pode ser indicada para todas as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como diabetes, hipertensão, dislipidemias, obesidade, cardiopatias e o processo de perda de peso.

Seu ácido graxo Ômega 3 é o alfa-linolênico (ALA), e corresponde a 60% do seu perfil lipídico. Contém fitosteróis e componentes bioativos e antioxidantes como os ácidos clorogênicos, o ácido caféico, glicosídeo e o flavanol, além de proteínas de alta biodisponibilidade e digestibilidade, por ser um alimento vegetal é um alimento completo.

Contém um teor de Vitaminas e Minerais, principalmente as Vitaminas do complexo B que fazem parte de todas nossas reações metabólicas, dentre os minerais os que mais se destacam são o cálcio, fósforo, zinco, ferro e o cobre.

Mais, hoje com tantas doenças acometendo o ser humano, um dos componentes de que mais precisamos para limpar nosso sangue das impurezas (excesso de açúcar, sal, gorduras trans e saturadas, ácido úrico) são as fibras, e a CHIA tem um teor de fibras invejável em relação aos outros alimentos ricos em fibras: Em 100 gramas de Chia tem 40 gramas de fibras, das quais 5% solúvel e 35% insolúvel. Associado ao ômega 3 se torna um alimento ímpar em termos nutricionais.

Portanto, a chia é bem indicada também para atletas, para resistentes à insulina, doentes celíacos e intolerantes à lactose e alergênicos ao glúten.

Usar a capsula não vale, use sempre na forma de grãos, todo alimento tem um super matriz celular que envolve outros componentes ativos que a cápsula não tem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário