quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

CROSSFIT O QUE É ISSO?

Que tipo de treinamento é esse?


Esse vídeo é sensacional! Mulheres com garra animal e um físico invejável. Vendo isso, dá vontade de correr para uma academia e treinar muito!


CrossFit é o programa de treinamento físico usado em muitas academias de polícia, grupos de operaões táticas (como SWAT), unidades de operações especiais do exército americano (US Marines), campeões de artes marciais e centenas de outros atletas de elite e profissionais pelo mundo, mas também por pessoas comuns como mães, avós e mesmo pessoas com necessidades especiais. A especialidade do programa é não ser especializado. Assim define o site da modalidade www.crosfitbrasil.com.br.


Foi desenvolvido por Greg Glassman, há mais de 20 anos quando quis em um programa colocar o melhor de cada modalidade esportiva, desenvolvendo a resistência cardiorespiratória e muscular, a força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade e equilíbrio. Esse programa de treinamento que está chegando com tudo ao Brasil, é voltado para o condicionamento físico geral, em um conjunto de exercícios funcionais, ou seja, que visam um trabalho não de um musculo, mas de um conjunto de músculos e capacidades físicas, com um padrão maior de recrutamento motor.


São usados como exercícios fundamentares muitos movimentos de levantamento de peso olímpico, e exercícios que promovam uma grande adaptação neuro-muscular, como correr, pular, remar, pedalar, etc. São flexões na barra livre, no chão, agachamentos, corridas carregando saco nas costas, tornando o treino cansativo até para quem vê. Alguns praticantes chegam a vomitar em algumas sessões.


Apesar de ser usado para treinamentos específicos de atletas e soldados, as pessoas que procuram essa modalidade são praticantes de atividade física comuns, que não se satisfazem com uma simples corrida ou um treino de musculação mais pesado na academia. Assim, esses praticantes mais afoitos, se identificam muito com o CrossFit e treinam até ficarem extenuados e literalmente cair. Mas cada pessoa trabalha com a intensidade e volume adequados para o seu condicionamento.


A academia para essa modalidade não é como as convencionais, há apenas barras livres, barras fixas, cordas, kettebells, medicine Ball, sacos e quase nenhuma máquina.



Os treinos são chamados de WOD (workout of the day) e sempre com movimentos relacionados a levantamento de peso e ginásticos, com diversidade sempre, ou seja, cada treino é diferente, divertido e motivante. E apesar de ser intenso, é indicado para qualquer pessoa, porque no programa é adaptada a carga e a intensidade, mas não o programa, que é usado para todos.

Se vocês curtiram o texto, compartilhem no facebook e nos ajudem a divulgar o blog. Temos uma pagina no facebook também que vocês podem curtir.


Sites relacionados:




Postado por: Odiléia Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário