sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

SÉRIES MILAGROSAS, PROFESSORES MILAGROSOS




Quem no mundo do fitness nunca escutou de um aluno de academia que precisa perder a barriga em 3 semanas ou que quer duplicar de tamanho em um semestre? Obviamente que estas pessoas não estão atrás de um profissional de Educação Física e sim de um santo poderoso. Os resultados desejados em um programa de treinamento físico, independentemente do objetivo é o resultado da interação de 4 intervenções: treinamento físico, alimentação adequada, descanso apropriado e aspectos genéticos favoráveis.

Há uma diversidade enorme de séries para realizar um treinamento com pesos e muitas vezes ficamos confusos com tantas alternativas e criatividade para montar séries de musculação, por exemplo. Pirâmides, slowburn, circuito, exaustão, bi-set, blitz, super séries, algumas dão até um ar de super homem no praticante pelo simples fato de ele conseguir cumprir a jornada de exercícios. Não importando o nome, as diferenças entre grande parte destas séries estão no número de repetições, carga de execução, período de descanso e combinação dos exercícios. A tensão que é imposta é quem obriga o músculo a se contrair e fadigando ou não, este esforço resulta em hipertrofia muscular (pequena ou grande, mas é o nome dado a qualquer aumento na secção transversal do músculo) e também faz com que os músculos cresçam visualmente.

Para criar melhores resultados, de acordo com alguns praticantes de musculação, a velocidade da série é importante, pois é apenas desta forma que você irá sofrer hipertrofia. Para outros quanto mais lento, maiores são os resultados. Então, caso você queira ganhar massa muscular de forma mais rápida, saiba que é preciso unir boas dietas, bons exercícios de musculação, e um plano de treino adequado a sua condição atual, pois não basta apenas treinar é preciso mudar alguns hábitos em sua rotina.

 De uma forma geral o total de repetições estando entre 6 e 12 repetições, com intervalo entre as secções de 48 a 72 horas e intervalo entre as séries e exercícios de no máximo 1 minuto tem respostas significativas tanto para ganho de força muscular quanto para promover aumento considerável do gasto calórico e aumento da massa muscular. Mesmo assim, esta não é uma receita, e, dependendo de sua condição física e estado de treinamento séries acima e/ou abaixo destes números podem ser interessantes como parte andamento do planejamento. Portanto, deixa eu te contar um segredo valioso: exija sempre um profissional graduado preferencialmente com especialização na área direta da prescrição e devidamente habilitado junto ao Conselho Regional de Educação Física – CREF da sua região para estar prescrevendo e acompanhando suas rotinas de treino. Assim, o milagre poderá não acontecer tão rápido quanto deseja, mas será no mínimo com segurança.


Postado por: Gleidson Mendes Rebouças

Especialista em Fisiologia do Exercício – UVA – Rio de Janeiro

Mestrando em Avaliação Física – UTAD - Portugal

Coordenador da Clínica Integrada de Educação Física – FARN

Nenhum comentário:

Postar um comentário