quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

“MÁQUINAS FANTÁSTICAS”


MITO OU VERDADE

Quem um dia não já viu uma propagada na TV mostrando algum equipamento de atividade física que promete um “milagre” em seu corpo? Mostrando aqueles corpos sarados numa posição “confortável”, sorridentes e um narrador mentiroso dizendo: “Você pode perder até 10kg em 1 mês com apenas 10 minutos diários, vejam na imagem do antes e depois!”.
Pesquisas mostram que o tempo médio de utilização de um equipamento adquirido para treinamentos em casa é utilizado por no máximo 2 meses.


É meu amigo, é um absurdo o quanto somos bombardeados por uma indústria de “milagres humanos da atividade física”. São plataformas vibratórias, “steps” de movimentos lineares, equipamentos de abdominal de diversas formas e muitos outros com o intuito de promover principalmente emagrecimento, torneamento de coxa e bumbum, definir abdômen e até aumentar a massa muscular dos braços com aparelhos que movimentam apenas as pernas e coxas.



O que precisamos entender é que não existe milagre no meio da atividade física. A diferença de uma atividade para a outra, seja ela qual for, é o quanto de caloria ela gasta em um menor tempo possível, daí subtrai-se das calorias ingeridas durante o dia e tem-se o balanço energético negativo, propício para o emagrecimento ao longo da semana e do mês. Para ter um melhor controle desse gasto, é interessante treinar observando a freqüência cardíaca e acompanhando sua intensidade (70-85% da FCmáx.), é só a partir disso que pode-se dizer que a atividade vai te definir, melhorar teu condicionamento físico ou apenas entreter. Isso é um ponto negativo que não é observado nas propagandas, apenas apresentam o produto como solução do problema.



Outro ponto negativo nesse mercado é que isso vem da cultura americana do “faça você mesmo” (make yourself). Todo o treino é executado apenas lendo o manual ou assistindo um DVD, sem necessitar de um exame prévio com um médico e uma avaliação física e acompanhamento por um profissional de Educação Física, não levando em conta os riscos que uma pessoa sedentária tem em fazer uma atividade física sem os devidos cuidados e acompanhamentos. Por tanto, seja qual for sua atividade escolhida, seja em academia, na rua ou em casa, consulte previamente um médico, veja suas condições iniciais e procure um profissional responsável de Educação Física para acompanhá-lo, que seja registrado no Conselho Regional de Educação Física, afinal, não se pode deixar aa saúde sem a devida atenção ou entregue em mãos irresponsáveis.



Por tudo isso, muito cuidado ao adquirir esse tipo de mercadoria, mas se não conseguir se controlar ao ver aqueles corpos sarados, faça-o da maneira correta, converse com um Educador Físico e saiba se realmente vai atender suas expectativas de resultado, se não pode gerar danos ao seu organismo, se informe, é a melhor forma de reduzir ao máximo os problemas.

Postado por Léo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário