segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

OSTEOPOROSE E ATIVIDADE FÍSICA


OSTEOPOROSIS AND PHYSICAL ACTIVITY

  
Matsudo, Sandra Marcela Mahecha,

Matsudo, Victor Keihan Rodrigues


RESUMO
A osteoporose é considerada mundialmente um problema de saúde pública que invalida ou incapacita grande número de pessoas, principalmente mulheres nas últimas décadas da vida, sendo uma enfermidade multifatorial que, à parte do papel dos estrógenos, os fatores de riscos mais importantes são ambientais (falta de atividade física e inadequada ingestão de cálcio) e , portanto, modificáveis. Os diferentes estudos transversas e longitudinais feitos em atletas e não atletas têm mostrado influencias positiva da atividade física sobre o tecido ósseo. A maioria concorda em que a atividade física consegue incrementar o pico de massa óssea atingido nas primeiras décadas da vida, manter a massa óssea que acontece normalmente com o decorrer da idade e que é mais intensa nos primeiros anos após a menopausa. No entanto, o exercício não consegue reverter a perda óssea ou restaurar a integridade óssea, nem modificar os efeitos deletérios do hipoestrogenismo ou da baixa ingestão de cálcio. A prevenção da osteoporose começa na infância e vai ao longa da vida incrementando o nível de atividade física e mantendo uma ingestão adequada de cálcio e níveis ótimos de estrógeno nas mulheres. O efeito do exercício sobre o tecido ósseo é localizado e depende da intensidade, tipo, freqüência e duração da atividade física, sendo mais benéficas as atividades que suportem peso, como a caminhada, o correr ou o “jogging”. O tratamento e a prevenção da osteoporose são também multifatoriais. No entanto, mantendo condições hormonais normais, a atividade física é o principal meio para manter uma saúde esquelética e para tratar o paciente com esta doença ósteo-metabólica (AU).

PALAVRAS-CHAVE
 Osteoporose,exercício/fisiologiaclassificação/diagnóstico/etiologia/fisiopatologia/terapia, esportes, densidade óssea, fatores de risco, terapia por exercício, menopausa/fisiologia.

COMENTÁRIO
É sabido que a osteoporose é uma doença que acomete boa parte da população feminina acima dos 40 anos no mundo, mas nem todas sabem que sua prevenção é muito fácil. Como vimos no resumo do artigo acima, duas simples medidas podem ser tomadas para prevenir o aparecimento a doença: uma maior ingestão de cálcio e atividade física. O cálcio é encontrado em diversas fontes alimentares, como queijo, leite, ovos, carne vermelha e outras e deve fazer parte da alimentação desde a infância. A recomendação diária da ingesta de cálcio é de 1.000mg para adulto, que pode ser consumido em diversas formas como segue na tabela abaixo.
 
ALIMENTO
QUANTIDADE
Leite desnatado (copo grande)
297,6 mg
Queijo minas fresco (uma fatia média)
205,5 mg
Iogurte (200ml)
240 mg
Espinafre cozinha (4colheres de sopa)
160,5 mg
Couve refogado (2 colheres de sopa)
164 mg
TOTAL
1067,6 mg
 Tabela retira do site:www.vilamulher.terra.com.br

Um fator que ajuda na absorção do cálcio na alimentação, é o consumo de vitamina D por alimentos como óleo de fígado de peixes, peixes como atum, cação, arenque, além de manteiga, gema de ovo, entre outros ou através do “banho de sol” diário de no máximo 10 minutos, onde os raios solares ajudam a produzi-la na pele e ser absorvida pelo organismo. Assim como a osteoporose, a atividade física provoca um efeito apenas local de ganho de massa óssea. Através do exame de desintometria óssea podemos visualizar os pontos de perda óssea, que geralmente ocorrem na região dos quadris, cabeça do fêmur, fêmur e coluna. Esses pontos são suscetíveis às fraturas devido ao enfraquecimento do osso, tornando-o com aspecto esponjoso, com isso, maior número de quedas, lesões por quedas, diminuindo a qualidade de vida das mulheres. Nessa fase, a atividade física deve ser muito controlada, porque qualquer tensão mal localizada ou em excesso, pode provocar lesão, sendo contra-indicado no início atividades de impacto, porém o treino de força bem orientado pode e deve ser conduzido tanto na fase de prevenção quanto na de tratamento. Consulte um profissional qualificado e credenciado pelo Conselho Federal de Educação Física, é a certeza de um ótimo trabalho.
 
PARA VER O ARTIGO COMPLETO

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Postado por Léo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário