sábado, 10 de dezembro de 2011

Alongar ou não alongar, eis a questão.

Quando falamos de alongamento comumente costumamos englobar toda e qualquer forma de movimento que implique em um aumento exponencial da amplitude articular seja qual for e por quanto tempo for. É aí, especificamente que mora o perigo. Desta forma vamos ressaltar algumas diferenças:
            - Alongamento é um exercício que tem como finalidade o desenvolvimento de uma capacidade chamada “Flexibilidade”;
            - Flexionamento diz respeito à uma intensidade de grau máximo e supramáximo quanto ao exercício do alongamento com objetivos de promover ganhos substanciais de flexibilidade;
            - Soltura articular é uma técnica que envolve movimentos de curta duração e intensidade baixa, mas com amplitudes de movimentos em graus submáximos e moderados com o objetivo de diminuir a rigidez muscular e ativar todas as estruturas envolvidas na articulação (partes moles e líquidos intra-articulares) além de já contribuir para um aumento da temperatura corporal.

Portanto, há que se ter cuidado com o tipo de exercício que nos propomos a fazer antes de se iniciar um determinado programa de exercícios físicos. Dependendo do objetivo que se queira atingir, uma decisão errada pode implicar em perda de rendimento e desta forma “alongar” o tempo para se atingir os objetivos.
Diversos estudos já mostraram que realizar treinos de alongamento com intensidades altas (flexionamento) podem diminuir o rendimento em treino de força. Contudo, há que se ressaltar que nem todo treinamento com pesos (contra resistência), como é o caso da musculação, tem o objetivo de ganho de força. Assim, dependendo do objetivo do programa, associar-se o treinamento visando também melhora na flexibilidade pode ser viável e não implicar em prejuízos. Fique atento! Converse com seu Personal Trainer e lembre-se: Exija sempre um profissional graduado e devidamente habilitado junto ao Conselho Regional de Educação Física – CREF da sua região para estar prescrevendo e acompanhando suas rotinas de treino.
Postado por: Gleidson Mendes Rebouças.

Especialista em Fisiologia do Exercício – UVA – Rio de Janeiro
Mestrando em Avaliação Física – UTAD - Portugal
Coordenador da Clínica Integrada de Educação Física – FARN




3 comentários:

  1. parabens aos integrantes da activecore pela iniciativa e profissionalismo que vem sendo usado na area da educacao fisica unindo a pratica e a ciencia!!!!!!
    gostaria de comentar e parabenizar o artigo escrito pelo professor gleidson reboucas rferente ao alongamento e flexibilidade

    De acordo como estudo do (rob herbert et. al.2000)alongamento antes ou depois nao e capaz de reduzir dores musculares tardia DMT e nao é capaz de reduzir os risco de lesao,em outro estudo do farinatti et al 2000 o autor deixa claro em sua conclusao que o gesto motor utilizado de forma correta(amplitude)tambem promove flexibilidade.
    segundo Estelio Dantas e Simao 2006 que ha uma tendencia a reducao da forca por ate 90 min apos o alongamento e confirmando o estudo citado o caldas et al.2009 realizou alongamento em atletas de jiu jitsu e o estudo confirmou que a perda de forca teve uma media de 8.7%,outro caso relacionado ao alongamento em corrida e que ha uma economia no consumo de oxigenio pos alongamento o que tambem nao ocorre segundo o estudo do kraemer et al.2007 que nao houve diferenca significante entre alongados e nao alongados.

    quero deixar claro que nao sou contra alongamentos e treinamento de flexibilidade porem tudo em sua hora!!!!!!

    Dimitry Cabral

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pela visita e pelo comentário, Dimitry. Ficamos muito felizes quando somos lidos por pessoas com conhecimento e recebemos criticas construtivas.
    Tentamos fazer o melhor para alcançar tanto o público leigo como os profissionais da área.
    Esperamos mais comentários como esses, que são muito importantes tanto para complementar o artigo como para incentivar nossos colaboradores.

    ResponderExcluir
  3. É sempre bom ver o quanto estamos contribuindo para a formação das pessoas! Fico grato ao meu ex-aluno Dimitry Cabral pelo seu comentário. Felicitações!

    ResponderExcluir