quinta-feira, 24 de novembro de 2011

QUAIS AS MELHORES BEBIDAS PARA SE HIDRATAR?

Bom, estou aproveitando o verão e o calor que está fazendo, especialmente no nosso nordeste, para falar hoje sobre hidratação. A importância de ingerir líquido nos dias mais quentes onde perdemos muitos sais com o suor e necessitamos de um pouco mais de cuidados com o corpo e com a pele.


Que quantidade de líquido deve ser ingerida diariamente?

É variável de acordo com a região, de quanto se perde com o suor, das atividades diárias, de como está a saúde, da alimentação, sexo. Mas para se ter uma idéia de que está se hidratando bem, é bom observar a cor da urina, que tem que ser clara e inodora, também a freqüência, devendo ser de no mínimo quatro vezes por dia a quantidade de vezes que se urina. Evidentemente, há variáveis que podem influenciar na cor da urina, como medicamentos, e outros fatores.

Não espere sentir sede para ingerir água, estipule uma quantidade para tomar a cada período do dia, por exemplo, quatro copos pela manhã, quatro a tarde e mais quatro a noite. Isso ajuda para não esquecer de se hidratar.
 
O que beber?

Que é essencial a ingestão de líquido é uma informação conhecida. Mas o que beber nesses dias quentes? Não é qualquer bebida que vai suprir as necessidades do nosso organismo sem alguns aspectos negativos.
 
Vamos às dicas:

Água (à vontade)

Nem precisa falar, não é? Está liberada!

Sem calorias, desintoxicante, ela é primordial para muitas funções no organismo.

Refrigerantes (beba com moderação)

Os refrigerantes têm gás e açúcar, o que pode aumentar o volume abdominal. Além disso, têm um grande vilão, o sódio, que retém líquido. E se for optar por light e diet saiba que são menos adequados do que os normais, justamente por conter mais sódio.

Água de coco (liberada)

A água de coco, além de ser deliciosa, é um líquido rico em sais minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e outros nutrientes que o corpo vai agradecer a ingestão. Também previne o inchaço e a retenção de líquido.

Energéticos (beba com moderação)

Os energéticos devem ser pouco consumidos, porque além de mascarar o cansaço físico e provocar insônia, também podem aumentar a freqüência cardíaca. Essas bebidas podem acelerar a perda de cálcio e magnésio pelo organismo, o que incide em câimbras.
 
Sucos (beba com moderação)

Apesar de conterem várias substâncias boas para o organismo, como vitaminas, se forem adoçados com açúcar, são calóricos. A mesma informação serve para os industrializados. Os últimos, em alguns casos, são menos indicados por conterem muito sódio.

Bebidas alcoólicas (não beba)

Apesar de ser uma delícia tomar uma cerveja ou caipirinha, as bebidas alcoólicas desidratam o corpo. Por isso, tente beber água quando estiver ingerindo bebidas alcoólicas. Além disso, são calóricas e podem contribuir para o aumento de peso.

Chá (beba com moderação)

Os chás podem até hidratar, aqueles de saquinho e sem açúcar, mas os industrializados, alguns têm cafeína, que podem alterar o sono. Também os que são diuréticos têm que ser ingeridos com cuidado, especialmente por quem tem anemia ou hipertensão, por estimularem a excreção de alguns eletrólitos.

Aí estão as dicas para uma boa hidratação.  Aproveitem bem o verão, as praias, piscinas e o sol. Mas cuidem do corpo e da pele!

Postado por: Odiléia Corrêa




Nenhum comentário:

Postar um comentário