terça-feira, 25 de outubro de 2011

O USO DO GLÚTEN PARA PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA.



Hoje com o ritmo acelerado de vida as pessoas não têm tempo de cozinhar ou simplesmente não priorizam e comem tudo pronto. Nesse sentido passam em qualquer padaria de sua conveniência e saem pegando tudo pensando que é variado: pão francês, pão integral, bolo, bolacha, pastéis, croissants, tortas salgadas, pizzas, macarrão, massas, enfim, tudo feito com um único componente básico que é o GLÚTEN.
O GLÚTEN tem sido o vilão nas consultas nutricionais, é a proteína do trigo que tem dado muito alergia alimentar que pode aparecer através de uma simples vermelhidão na pele, ou diarréia, ou o sintoma que mais incomoda é o estufamento abdominal, aí não tem exercício que diminua.
O glúten fermenta, aumenta, estufa a área abdominal, causando desconforto, gases, e às vezes, no lugar de diarréia a constipação.
Décadas atrás primeiro a família sentava a mesa para jantar, onde fazia parte os melhores carboidratos em termos nutricionais: cuscuz, tapioca, macaxeira, batata doce, inhame e jerimum. Hoje, além de não ter mais esse aconchego, que é tão importante, cada um come um fast food, uma pizza, um sanduíche natural, não senta para jantar porque muitas vezes não tem nada pronto e não tem tempo.

Por que esses carboidratos são importantes?

Porque todos eles têm fibras que melhoram nosso trânsito intestinal, nutrem nossas bactérias positivas, aquelas que nos defendem e ajudam a diminuir a gordurinha abdominal. E ainda a metabolização dessas fibras é na parte mais inferior do intestino, isso faz com que toda nossa área seja ocupada por esses alimentos, evitando aqueles desconfortos causados pelo glúten.
Portanto, faça rodízio de carboidratos e evite comer produtos com glúten diariamente, seu abdômen vai ficar mais sequinho, que é tudo que queremos. E tome água. Sem água nada acontece.

Postado por: Fátima Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário