segunda-feira, 17 de outubro de 2011

ABDÔMEN FORTE - ESTABILIDADE DO CORE.

No post de hoje vamos continuar a falar sobre o CORE, colocando as formas como ele pode ser desenvolvido e as suas divisões.
O trabalho para desenvolvimento da produção de força do CORE, de acordo com o CORE 360⁰ é dividido em:
- Estabilização
- Flexão e extensão
- Rotação
- Potência
Primeiramente vamos falar da estabilização, exercícios que envolvem movimentos articulares menores e com isometria, com a característica de melhorar a estabilização intríseca e o controle neuromuscular da região que envolve o CORE: o quadril, a lombar e o abdômen. Ou seja, são exercícios que geralmente são feitos com a contração mantida da região exercitada.
O exercício abaixo trabalha os músculos do quadril e lombar, além de treinar o equilíbrio que também é melhorado quando há músculos estabilizadores fortes.
O trabalho de estabilização visa fortalecer os músculos:
- Transverso abdominal;
- oblíquo interno;
- multífidus;
            - músculos da região do quadril.


É comum as pessoas terem um sistema estabilizador fraco. Isso porque, na maioria das vezes, só fortalecem o sistema de movimento, e deixam os músculos internos do abdômen e das costas sem um devido trabalho fortalecedor, o que pode ser a causa de dores na região lombar e lesões.
Nos indivíduos que sentem dores na região lombar há menor ativação dos mecanismos de estabilização. Já vi pessoas que não conseguiam fazer muitos movimentos básicos por causa dessas dores e com algum tempo fazendo exercícios de estabilização, melhorarem significativamente seus movimentos e a diminuição das dores foi completa.
            O agachamento é um exercício que necessita de músculos estabilizadores fortes para sustentar a carga exercida nas costas e abdômen.


Realizar somente exercícios convencionais para a região abdominal como abdominais comuns, por exemplo, sem estabilização pélvica, pode até aumentar a pressão sobre os discos e as forças de compressão sobre a coluna lombar, isso porque os músculos que dão estabilidade a essa região, não têm força suficiente para diminuir essa pressão.
O conjunto de músculos que compõem o sistema estabilizador do CORE é formado em sua maioria por fibras do tipo I de contração lenta, que precisam de contração isométrica, uma tensão constante para melhorar a estabilização dinâmica e estática da região lombo-pélvica-quadril. 

Afinal, podemos perceber que não só um trabalho com exercícios de estabilização para fortalecer a região do CORE, pode melhorar a postura, manter as curvaturas da coluna adequadas, diminuir as lesões durante alguns movimentos funcionais, como também pode ajudar em exercícios usados nas academias, como por exemplo, agachamentos, desenvolvimetos, puxadas, aumentando a possibilidade de um melhor trabalho muscular de outras regiões.
No exercício abaixo, de levantamento, há uma necessidade de músculos da coluna lombar e abdomen com uma certa estabilidade para suportar a carga sobre a coluna.

No vídeo abaixo há vários exercícios de estabilização com suas evoluções e diferentes formas de trabalho. Aproveite e comece já o seu treino!



Postado por: Odiléia Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário