quinta-feira, 13 de outubro de 2011

GORDURA VISCERAL - O MAL POR TRÁS DA "BARRIGUINHA"


Se você está com aquela barriguinha sobressalente, saiba que a circunferência do seu abdômen pode ser causa de preocupação para a sua saúde.
São muitos os estudos que mostram a relação da adiposidade abdominal com a telerância à glicose, hiperinsulinemia, hipertrigliceridemia e hipertensão arterial. È isso mesmo! Além de não ser nada charmosa esteticamente, essa gordura tem um papel central na fisiopatologia da síndrome metabólica. 



E afinal, o que é a Síndrome Metabólica?

Essa expressão é conhecida desde a década de 80, quando um pesquisador chamado Reaven, observou que havia um conjunto de anormalidades metabólicas e hemodinâmicas presentes, geralmente, no indivíduo obeso. Também afirmou que essas condições tinham ligação com a resistência à insulina.  
Hoje é conhecido o papel da resistência à insulina como um elo entre a obesidade de distribuição central, intolerância à glicose, hipertensão arterial, dislipidemia, distúrbios de coagulação, hiperuricemia e microalbuminúria, que são todos integrantes da síndrome metabólica, que também está relacionada a uma mortalidade cardiovascular.

Pensa que é só isso?

A lista é mais extensa! A gordura abdominal também se volta para o risco de câncer, e como geralmente com essa gordura vêm uns quilinhos a mais na balança, a memória também sofre com isso. Com a gordura em excesso, as artérias se entopem e há dificuldade em mandar oxigênio e nutrientes para o cérebro, podendo acontecer lapsos.
Segundo Marcia Melsohn, os portadores de artrite reumatoide que lutam para fechar o zíper da calça são outras vítimas da gordura central, como preferem os especialistas. Essa doença autoimune, responsável pela inflamação constante das juntas, tem origem desconhecida. Mas é fato que os pneus pioram bastante o quadro, por liberarem adipocinas, substâncias com alto poder inflamatório.
O ideal, então, é ficar sempre de olho nas medidas da cintura. Para os homens, 94 centímetros ou mais de circunferência indicam que os perigos por trás da barriga têm maior possibilidade de ocorrer. Acima de 102 centímetros, essa ameaça é maior. Para as mulheres, os valores são 80 e 88 centímetros, respectivamente.



Como prevenir?
Para fugir desse mal, é preciso alguns cuidados com a alimentação. Ingerir menos massas brancas e doces, que têm digestão rápida, aumentar a ingestão de grãos e integrais e de proteínas magras. Evidentemente, o balanço energético é fundamental para esse controle, ou seja, ingerir menos calorias do que se gasta se o objetivo é emagrecer, ou o equilíbrio se o objetivo é manter o peso.
A atividade física também é grande aliada nesse combate. Um programa de atividade física é importante para reduzir a gordura corporal, conseqüentemente, da gordura abdominal e diminuir os riscos da síndrome metabólica. É importante fazer atividades aeróbicas para melhorar o sistema cardiorrespiratório e aumentar o gasto calórico, o treino de força também pode ajudar. Escolha uma atividade que goste e não deixe esse mal alcançar sua saúde.


Postado por: Odiléia Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário