quinta-feira, 29 de setembro de 2011

MOTIVOS PARA VOCÊ PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA

Você está precisando de motivos para começar um programa de atividade física?


Há muito se fala dos benefícios da atividade física tanto para a prevenção de doenças, como para manutenção da saúde. Hoje vamos falar um pouco sobre os exercícios aeróbicos na ajuda para o controle da hipertensão arterial sistêmica (HAS), e sobre a influência da atividade física de um modo geral na vida das pessoas.

Influência na PA

A HAS é um fator de risco para doenças cardiovasculares, e geralmente é controlada por medicamentos, mas nem todos os pacientes matem a pressão arterial (PA) controlada. No entanto, sabemos que a prática de atividade física pode reduzir a PA e os medicamentos, melhorando a qualidade de vida. Orientações alimentares também são úteis.
Sabe-se que 75% dos pacientes hipertensos que praticam exercício físico regular, diminuem os níveis de PA, o que mostra a importância dessa ferramenta no tratamento da HAS.
Estudo feito no programa da família em Ipatinga mostrou que em 10 semanas de caminhada com intensidade moderada, para pacientes hipertensos que tomavam anti-hipertensivo resultou em:
·               suspensão de medicamentos em alguns pacientes e diminuição da necessidade em outros;
·               provou a redução na PA sistólica e diastólica;
·               melhorou a quallidade de vida;

 Efeitos sobre a saúde em geral
          
·            controle ou diminuição da gordura corporal;
·            manutenção incremento da densidade óssea;
·            aumento do volume de sangue circulante, da resistência física em 10-30% e da ventilação pulmonar;
·            melhora nos níveis de HDL (lipoproteínas de alta densidade) e diminuição dos níveis de triglicérides, colesterol total e LDL (lipoproteínas de baixa densidade), dos níveis de glicose - diminuição de marcadores anti-inflamatórios associados às doenças crônicas não transmissíveis;
·            diminuição do risco de doença cardiovascular, acidente vascular cerebral tromboembólico, hipertensão, diabetes tipo 2, osteoporose, obesidade, câncer de cólon e câncer de útero.
·            melhora do auto-conceito, auto-estima, imagem corporal, estado de humor, tensão muscular e insônia;
·            prevenção ou retardo do declínio das funções cognitivas;
·            diminuição do risco de depressão;
·            diminuição do estresse, ansiedade e depressão, consumo de medicamentos e incremento na socialização.
·            efetivo no manejo de desordens de ansiedade e depressão, demência, dor, insuficiência cardíaca congestiva, síncope, acidente vascular cerebral, profilaxia de tromboembolismo venoso, dor lombar e constipação.
·            o risco de doença de Parkinson também tem sido associado à atividade física. Estudo com mais de 125.000 sujeitos (CHEN et al., 2005) mostrou que a atividade física na idade adulta jovem foi inversamente relacionada com o risco de Parkinson (60% menos risco nos homens que realizavam atividade física vigorosa mais de 10 meses por ano).


Orientação da Atividade Física

Segundo alguns estudos, a recomendação de atividade física para a melhora ou manutenção da saúde se dá:

Atividades aeróbica: atividade de intensidade moderada pelo menos 30 minutos diários, cinco dias na semana.
Fortalecimento muscular: exercícios com peso realizados em uma série de 10-15 repetições, de 8 a 10 exercícios que trabalhem os grandes grupos musculares, de dois a três dias não consecutivos.
Flexibilidade: atividades de pelo menos 10 minutos com o maior número de grupos de músculos e tendões, por 10 a 30 segundos; em 3 a 4 repetições de cada movimento estático, todos os dias de atividades aeróbicas e de fortalecimento.
 Equilíbrio: exercícios de equilíbrio três vezes por semana.

É importante dizer que as recomendações acima vêm de estudos anteriores e para o objetivo é a manutenção da saúde e prevenção de doenças e que, dependendo do seu objetivo, a intensidade e volume dos exercícios podem ser mudados. Também deixamos claro que qualquer atividade física deve ser orientada por um profissional habilitado.
Viu como a atividade física é importante para a sua vida? O que está esperando? Procure uma atividade que você goste de fazer e vá em frente!
Se precisar de alguma sugestão, pode nos procurar! 

Postado por: Odiléia Corrêa

Sites visitados:

http://departamentos.cardiol.br/dha/revista/17-2/05-exercicio.pdf
http://periodicos.ses.sp.bvs.br/scielo

Nenhum comentário:

Postar um comentário