sábado, 27 de agosto de 2011

O QUE É TREINAMENTO FUNCIONAL?

Treinamento funcional é uma metodologia que tem como principal objetivo o fortalecimento do centro do corpo, o que foi denominado como CORE, que envolve os músculos do abdômen, lombar e quadril. Essa questão parte do problema encontrado pelo desequilíbrio do fortalecimento do corpo pela maioria das pessoas que trabalham mais a musculatura superficial sem se preocupar com os estabilizadores, deixando alguns músculos cada vez mais fortes e outros cada vez mais fracos. Como conseqüência, há um desequilíbrio com redução da eficiência de alguns movimentos, tornando mais fácil o aparecimento de lesões. Por isso vemos em muitas academias, por exemplo, pessoas com a musculatura dos membros inferiores fortes, mas que se machucam fazendo agachamentos.
Na região do CORE, está o transverso abdominal, oblíquo interno, reto abdominal, multífidus, eretor da espinha, psoas, bíceps femural, adutores do quadril e glúteo máximo. Em outra oportunidade trataremos melhor sobre o centro do corpo, a musculatura envolvida e suas especificidades.
Mas não é só a região do CORE o foco dos exercícios funcionais, eles ajudam ao fortalecimento da musculatura específica para as atividades do cotidiano e para o desenvolvimento das técnicas dentro dos esportes. Assim, o sistema muscular ativa e recruta as fibras de forma mais direcionada, melhorando a funcionalidade para determinadas tarefas.
Esse tipo de exercício é caracterizado por usar os padrões básicos do movimento humano, como agachar, empurrar, puxar e levantar, diferenciando-se dos aparelhos de musculação que reduzem a exigência da coordenação e do equilíbrio. O treinamento funcional envolve a integração do corpo todo para gerar um padrão específico em diferentes planos de movimento, por ser realizado na grande maioria das vezes de forma livre, ou com movimentos que causem instabilidade, aperfeiçoando as várias valências físicas, que serão assunto dos nossos próximos posts.
Entre os benefícios do treinamento funcional estão o aperfeiçoamento do sistema músculo-esquelético, sensório-motor e proprioceptivo, o controle da postura do corpo humano e especialmente, o resgate da eficiência do movimento humano para atividades do cotidiano.
A atividade realizada é realizada de várias formas e com uso de alguns materiais próprios, como: cones, elásticos, pranchas de equilíbrio, fitas de sustentação, bolas suíças, medicine Ball, escadas, entre outros.
Além de tudo isso, o treinamento funcional é dinâmico, com várias possibilidades e sem deixar você cair na monotonia. Experimentem!


Postado por: Odiléia Corrêa



Nenhum comentário:

Postar um comentário