sábado, 27 de agosto de 2011

UMA BREVE HISTÓRIA

                Hoje em dia ouve-se muito falar de treinamento funcional. É revista, TV, programas de entretenimento, nas academias, nos parques, sempre pintando como uma novidade aos amantes da atividade física. Mas seu conceito já era empregado, quando mesmo sem saber, desde os primórdios da humanidade, o homem já buscava se movimentar para caçar, pescar, construir seus abrigos, cidades, templos, treinamento para as guerras, jogos Olímpicos. Mas foi a partir dos Jogos Olímpicos Modernos que se viu a necessidade de treinar as valências físicas para melhorar o desempenho nos esportes e no dia-a-dia.
               As valências citadas acima, que hoje são usadas como base do treinamento funcional, sendo elas força, flexibilidade, mobilidade, velocidade, agilidade e resistência, já eram há bastante tempo estudadas e aperfeiçoadas por estudiosos. Os soviéticos foram os primeiros a utilizarem um tipo de treino que se valia dos benefícios da instabilidade, potência, treino específico à modalidade em questão e exercícios que visavam à melhora das valências físicas, além de simplesmente a força e volume muscular. O Dr.Yuri Verkhoshansky foi um dos pioneiros a estudar e aplicar o conceito do treino de pliometria, muito utilizado hoje no treino funcional. Já o Dr. Anatoliy Bondarchuk pesquisador e construtor das bases da periodização do treino de força para atleta, dividia o programa em treino de força geral (resistência) e de força especial (especificando os exercícios para a modalidade alvo). 
     Nos EUA o conceito dessa modalidade ganhou espaço e objetivo de qualidade de vida, visando trabalhar o centro de equilíbrio do corpo, o CORE, de maneira homogênea e considerando todas as valências físicas. A partir daí, difundiu-se por todo mundo, inclusive no Brasil ganhando muitos adeptos e se inserindo em todos os meios e locais de práticas de atividade física.

Postado por: Leo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário