terça-feira, 22 de novembro de 2011

CAUSAS PROVÁVEIS DAS LESÕES POR CORRIDA DE RUA


Correr é uma maneira eficaz de exercitar grandes grupos musculares, onde motivados pelo baixo custo da prática esportiva e da melhora da saúde e qualidade de vida, o número de corredores no Brasil vem crescendo, tornando-se atualmente um dos esportes mais praticados no país. Segundo dados da Rede Bahia de Televisão em 2005, pelo menos 100 corridas de ruas já eram organizadas por ano no Brasil. Tal dado reflete o crescimento do número de inscritos nestes eventos. Para se ter uma idéia, em 2003, o Troféu Cidade de São Paulo reuniu 6.200 competidores, enquanto que, no ano seguinte, esse número subiu para 9.000 inscritos (um crescimento de 50%). Recentemente a meia maratona de Natal reuniu 6.000 inscritos entre profissionais e amadores.
No entanto, é uma atividade que pode causar danos, principalmente por tensão repetitiva nas extremidades inferiores. Pois, a força de reação do solo quando os pés estão na posição intermediária durante a corrida é equivalente a uma forca vertical de 1,5 a 5 vezes ao peso do corpo. Considerando essas cargas nos tecidos, fica claro que pequenas alterações biomecânicas poderão resultar em concentrações significativas de tensão e carga.
As causas das lesões por corrida são multifatoriais sendo relacionados a fatores extrínsecos e intrínsecos.
Dentre os extrínsecos, dos quais correspondem a 60% a 80% das lesões temos:

Erros de treinamentos
·         Principalmente mudanças repentinas na intensidade ou distância nas corridas;
·         treinamento contínuo de alta intensidade, sem dias de treinamento mais leve ou repouso;
·         sessões isoladas de competição;
·          treinamento repetitivo em subidas.

Terreno de Corrida
·         Realizar treinamentos em descidas aumenta o risco de lesões no joelho, do aparelho extensor, das forças patelo femorais, absorção de impacto e extensores de joelho.
·         Enquanto o excesso nas subidas pode levar a fascíte plantar e lesões no tendão de calcâneo.

Calçados para corrida
- A escolha inadequada do calçado pode favorecer desgaste em uma determinada estrutura anatômica. O ideal é a compra de calçado de acordo com a pisada do atleta (pronada, supinada ou plana) e do tipo de corrida o qual irá realizar.

Já dentre os fatores intrínsecos temos:

Básicos
·         idade,sexo,peso,altura.

Fatores primários
·         Alinhamento dos ossos, o que vai estar relacionado ao tipo de pé, posição dos joelhos, quadril, pelve e que pode favorecer a combinações de diferentes desalinhamentos. Além disso, pessoas que correm em pistas inclinadas podem levar a uma discrepância de membros adquirida, o que pode resultar em um inclinação pélvica, escoliose lombar, maior abdução das pernas, podendo estar relacionada a rotações externas e aumento do valgo no joelho.
·         Condição muscular, onde salvo raríssimas exceções uma boa flexibilidade previne lesões, principalmente dos posteriores da coxa e da panturrilha, que por si só em atletas de corrida já apresentam encurtamentos.
·         Força, pois fraquezas musculares podem levar a fraturas por estresse (uso repetitivo), nunca pensem que corredores devem apenas se preocupar em melhorar seu tempo e condicionamento aeróbico, exercícios de fortalecimento muscular são essenciais para prevenção de lesão e melhora no desempenho, pois menos tempo será necessário para recuperação e menores serão as lesões associadas ao esporte.
·         Coordenação neuromuscular, quando qualquer deficiência proprioceptiva (coordenação e equilíbrio) predispõe a mais lesões, neste ponto treinamentos funcionais são importantes para uma melhor coordenação na prática de corrida de rua.
·         Falta de tonicidade dos ligamentos predispõe a pronação excessiva o que aumenta o risco de lesões.

Fatores secundários
·         lesões anteriores e recorrentes.

Bibliografia
PETERSOn, Lars; Renstron, Per. Lesões do esporte – prevenção e tratamento. 3 ed.
Postado por: Renata Alencar

Nenhum comentário:

Postar um comentário