sábado, 27 de agosto de 2011

AGILIDADE

Definição

Com relação à agilidade, Bompa (2002) a define como sendo "a capacidade do atleta de mudar de direção de forma rápida e eficaz, mover-se com facilidade no campo ou fingir ações que enganem o adversário a sua frente". Já para Rigo (1977), “agilidade é a movimentação do corpo no espaço, ou seja, movimentos que incluam trocas de sentido e direção”.
De acordo com Gomes Tubino (1977), agilidade é a capacidade que se tem para mover o corpo no espaço o mais rápido possível. “Porém é importante verificar se o padrão de movimento está sólido, pois o organismo sempre restringe o fator qualidade por quantidade, muitas vezes “menos é mais” quando falamos de movimento. A agilidade sólida, essa que preserva o padrão de movimento, está contida na maioria das capacidades informacionais, e nos leva a correlacionar diretamente com as interconexões do sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.” (GOMES, 2010).

             Influências de alguns aspectos
O bom desenvolvimento das capacidades informacionais, quando criança, pode ajudar no futuro ao desenvolvimento de uma gama proprioceptiva benéfica para prevenção de lesão.
 Influenciam no aperfeiçoamento da agilidade, o trabalho de flexibilidade e pliometria. Sabe-se que o sistema neuromuscular bem treinado desde a infância facilita que o atleta ao longo de sua carreira possa obter uma performance técnica e física mais desenvolvida principalmente em sua velocidade e agilidade através de método de treinamento coordenativo e precisão dos movimentos (ABREU, 2011).
 Uma observação necessária é o fato de que a agilidade é uma valência física específica da maioria das modalidades esportivas, o que a coloca como um alvo praticamente du­rante todo o período preparatório. Quanto à medição da agilidade, aparece um aspecto interessante, que é o fato de os testes envolverem também a coordenação (ex. o "Burpee Test" e o Teste da Corrida Sinuosa.

              Como podemos treinar a agilidade?
·         Mudanças horizontais de direção como o corpo todo como fintas e dribles;
·         Mudanças verticais de direção como o corpo todo como saltos e progressões com saltos;Movimentos rápidos de partes do corpo para o controle de movimentos de implementos nos esprtes como tênis, squash e beisebol.        
         A aplicação prática do treinamento de agilidade e velocidade se dá em atividades cíclicas, como sprints, corridas com intervalos de curta duração, corridas em aclives e declives, ciclismo, remo entre outras. Também em atividades acíclicas como escadas de circuito, deslocamentos entre cones, arremessos de medicine balls, salto e tempo de reação.

           Faça uma aula diferente e prazerosa!

         Abaixo, um vídeo de uma aula feita em uma quadra de areia que envolve a agilidade. Um treino bem dinâmico com um gasto calórico elevado e que pode ser feito em outro lugares também, como na praia. Você praticando atividade física de frente ao mar!

             
       
                      Deu para perceber que essa valência é usada mais do que você pensa no seu dia a dia. Treindando a agilidade, você ficará mais apto para várias atividades no trabalho, em casa e para se locomover.




 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
     ABREU, Luiz Henrique Gomes – A Melhora do Desempenho da Velocidade, Agilidade, Energética e Energética de Atletas de Futebol Através de Exercícios de Coordenação Motora. Revista Brasileira de Ciências do Futebol, Ed 001 – v.01- 1º Quadrimestre, 2011.
BOMPA, T. O. Treinamento Total para Jovens Campeões. Tradução de Cássia Maria Nasser. Revisão Científica de Aylton J. Figueira Jr. Barueri: Manole, 2002.
RIGO, L. Preparação Física. São Paulo: Global, 1977.
GOMES, Marcus Vinícius – Exercícios Funcionais – do Ideal ao Real; 1 ed. Rio de Janeiro, Livre Expressão, 2010.

Postado por: Odiléia Corrêa



Um comentário:

  1. Muito boa a idéia do blog! Parabéns pela inovação e boa sorte nesta nova caminhada! Bjs

    Erica Gurgel

    ResponderExcluir