quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

ESTÁ ESTRESSADO, COM PROBLEMAS GÁSTRICOS OU DORES NA COLUNA? ENTÃO “APERTE SEU PÉ” E SAIBA COMO ISSO PODE MELHORAR SUA VIDA.

VOCÊ SABE O QUE É REFLEXOLOGIA?


Sua história remonta há mais de 2000 a. C., onde pinturas em em paredes e sarcófafos no Egito, na Índia (Ayuverda), China (massagem Tui Na) e Japão (Shiatsu) com vasos e inscricões mostravam o uso dessa manobra no intuito terapêutico e relaxamento. Outra teoria remonta aos Incas, povo na região do Perú há mais de 3000 a.C. Ganhou primeiramente o nome de “Zonoterapia” quando chegou à Europa, devido a técnica ser aplicada apenas em locais muito específicos. A partir daí, foram agregados conhecimentos de fisiologia e anatomia, dando maior ênfase nos aparelhos e órgãos do corpo. Sua origem converge ao mesmo ponto da acumpultura, mas sua prática caiu um pouco em desuso enquanto a acumpultura foi largamente difundida no Japão e resto do mundo.
Consiste de uma prática baseada na teoria em que os pés, mãos, porção externa da orelha e a íris, possuem zonas representativas de todas as partes e órgãos do corpo, representado pelas “zonas de energia”. Seu processo consiste em aplicar pressão com os dedos de forma sistemática nesses pontos reflexos precisos. Daí ocorre um efeito “dominó”, liberando as vias aferentes e eferentes dos estímulos nervos das toxinas e tensões, gerando uma sensação de bem-estar local e geral. Se uma área ou órgão do corpo encontra-se em desequilíbrio (doente), todo o seu canal (vias de passagem) e o ponto que reflete no seu pé também estará desequilibrado.
Essa técnica é muito praticada pelos terapeutas holísticos e seu uso profissional requer anos de estudo, mas alguns movimentos e pontos ficaram mais populares ao longo dos anos.


Benefícios da Reflexologia
Aplica-se ao tratamento de doenças de vários órgãos: fígado, estômago, joelho, coluna, cabeça, entre outros. Atua também sobre a enxaqueca, com uma eficácia de 94,3%, segundo estudos e sobre a tensão e estresse.

Precauções
É importante frisar que o uso da reflexologia como método terapêutico não afasta a necessidade de um diagnóstico prévio de um médico, sendo importante para uma atuação mais precisa do terapeuta.

O Mapa dos Reflexos do Pé
 Como podemos ver, há alguns pontos que só existem em um dos lados, justamente porque só existe um órgão  no organismo, como o coração, rim, baço, sendo representado no pé do mesmo lado que se localiza no corpo.

Alguns Movimentos
Por tanto, se você encontra-se estressado, cansado, com alguma dor ou desequilíbrio em algum órgão interno, consulte seu médico para um melhor diagnóstico e procure um profissional de Reflexologia, seu problema pode ser apenas de obstrução dos canais de energia.




Referências Bibliográficas
www.gate.com.br

www.vilamulher.terra.com.br

LIDELL, Lucy. O Novo Livro da Massagem: Guia Passo a Passo de Técnicas Orientais e Ocidentais. Ed. Manole, 2002, São Paulo.

Postado Por Léo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário