quarta-feira, 26 de setembro de 2012

III MEETING DE SUPEMENTAÇÃO



Estive em São Paulo recentemente participando do III MEETING DE SUPLEMENTAÇÃO ESPORTIVA, patrocinado por uma empresa de suplementos, que contou com a participação de nomes respeitados na Nutrição Esportiva.

Vários suplementos foram indicados, e o que me chamou atenção foi à colocação de um dos palestrantes de se começar a tirar o mito de que suplemento faz mal aos rins e fígado, pior é estar usando alimentos errados com conservantes, acidulantes, transgênicos, etc. O uso de suplementos bem indicado e da forma correta não faz mal, pelo contrário tem-se recomendado. Os hipercalóricos para idosos quando a ingestão calórica não é completada pela dieta, hiperproteicos para pacientes pós-cirurgias bariátricas que perderam peso, e junto massa muscular, pós trabalho para pessoas que treinam.

Suplementos como o carboidrato ceroso, WAXY MAIZE, estão muito recomendados no pré-treino porque são um tipo de carboidrato que não provocam picos insulinêmicos e, consequentemente, não causam a hipoglicemia de rebote, deixando o atleta ou praticante de atividade física com energia e disposição do início até o final do treinamento, ou seja, a energia é liberada lentamente.

A Carnitina foi bem recomendada para a perda e oxidação das gorduras, 1 grama antes do treino ajuda muito na perda de gordurinhas localizadas. A MDA (maloaldeído) é um marcador do estresse oxidativo, que com o uso da carnitina pode ser reduzido. Assim como a (CK) colecistoquinina, que é um marcador de lesão muscular, também foi reduzido naqueles que usaram carnitina.

Olhem só alguns benefícios da cafeína:

O chá verde em pó tem além dos polifenóis  a cafeína, que juntos também ajudam na queima de gorduras, diferente do chá em cápsula.

CAFEINA+CHÁ VERDE =OTIMIZA A PERDA DE GORDURA

CAPSAICINA (PIMENTA) + CARNITINA = OTIMIZA A PERDA DE GORDURA

A maltodextrina + cafeína pós exercício aumenta o glicogênio muscular, consequentemente aumenta o rendimento.

Usar a creatina junto com a cafeína aumenta a performance e o desempenho, ao contrário do que se pensava, uma não atrapalha a absorção da outra.

Os repositores energéticos à base do WAXY MAIZE junto com a cafeína ou taurina, também melhoram o rendimento e a perda de gordura.

O BCAA antes é importante para diminuir a fadiga e pós-treino para reposição.

Para as mulheres, a caseína usada à noite pode melhorar o rendimento, a saciedade e diminuir a ansiedade, e pode até ser usado como lanche da tarde.

As barras com 14 gramas de proteínas na forma de wafer, também são recomendadas nos lanches da tarde para aqueles que não têm tempo de fazer um lanche mais elaborado e que se exercitam no final da tarde.

E por fim as gomas de colágeno são muito bem aceitas antes do treino ou do almoço para diminuir a fome e aumentar a saciedade.

Portanto, siga uma alimentação adequada, coma corretamente, se for impossível fazer as 6 refeições, faça uso de suplementos conforme orientação de um nutricionista.  

Postado por: Fátima Nunes