terça-feira, 17 de julho de 2012

ALIMENTOS IMPORTANTES PARA A SAÚDE.

Existem dois alimentos que considero os melhores dentro da Nutrição Funcional. Se você não quer fazer dieta, escolha pelo menos o INHAME e a FOLHA DE COUVE. São alimentos ímpares em termos de nutrientes e de benefícios à saúde.


Estive recentemente no Rio e lá todo boteco serve antes um caldo verde, que me interessei em saber a preparação e a composição, diferente do daqui, não leva paio nem linguiça e não é feito com batata inglesa e sim com o inhame, então ao pesquisar a composição achei perfeito.

A batata inglesa é um dos poucos carboidratos que não prescrevo com frequência, pois muito diferente da batata doce, tem uma carga glicêmica alta que provoca um impacto na glicemia-insulina. Já a batata doce, tem fibras, tem betacaroteno e comida com a casca não provoca um impacto na glicemia pós ingesta. A batata doce é indicada para diabético, a inglesa não.

O famoso CALDO VERDE, que achei perfeito recomendar para aqueles que precisam emagrecer se toma à noite, é altamente nutritivo e tem baixo valor calórico e o melhor de tudo, sacia.

A FOLHA DE COUVE além de ter o cálcio, o magnésio, o zinco, minerais importantes para osteoporose, tem também uma substância funcional bioativa, O SULFORAFANE, que tem como objetivo prevenir o câncer. Por isso também é muito indicada para gastrite. Coloque couve em sucos, saladas, sopas, caldos, arroz, feijão. Tudo combina com couve.

Já o INHAME tem substâncias bioativas que aumentam a imunidade, indicado na menopausa, e parece ser importante para afastar o mosquito da dengue, e dos carboidratos é o menos calórico em regimes de emagrecimento. Recomendo que se coma inhame todos os dias.

Por essas razões achei o famoso CALDO VERDE do Rio de Janeiro tão importante e especial. Segue a receita para você fazer todas as noites ou alterando com sopa de legumes e couve ou canja de galinha com couve.

Pessoas que precisam emagrecer tomam só o caldo verde à noite, mas pessoas que praticam exercícios e já tem peso e percentual de gordura ideais, além do caldo verde ainda deve acrescentar no jantar ou inhame, ou macaxeira, ou batata doce, ou cuscuz, ou tapioca, ou jerimum, com duas claras cozidas.

 CALDO VERDE:

E agora vai a receita minuciosa do CALDO OU SOPA VERDE que aprendi lá no Rio de Janeiro:

         Pegue um maço de folhas de couve bem verdinhas, corte em tirinhas finas, inclusive o talo.Coloque em uma panela alho cortadinho e cebola roxa, e uns pedacinhos de carne de sol sem gordura, refogue com azeite de lata puro virgem, acidez de 1,0%, depois acrescente a metade das folhas de couve que você cortou, refogue bastante, acrescente água quente e coloque pedaços de inhame para cozinhar. Depois do inhame cozido, retire da panela com uma parte da água e liquidifique, volte para a panela esse creme formado e junte com o restante do refogado que foi feito com alho, cebola, azeite, couve, a água e o inhame.
Desligue o fogo e coloque o restante das tirinhas cruas que ficaram.
Fica crocante!


Essa receita não pode ser substituída pela batata inglesa. Bom apetite. Crianças a partir de seis meses podem tomar, idosos, atletas, pós cirurgias, pós ressacas fortes. É ótima!


Postado por: Fátima Nunes.








domingo, 8 de julho de 2012

AULA DO MÊS

Está chegando a hora de mais um treino ao ar livre com o grupo ACTIVE CORE!
É com grande prazer que disponibilizamos gratuitamente todos os meses uma aula para podermos nos socializar com nossos leitores, afinal é para vocês que escrevemos. São sempre treinos muito divertidos e com a garantia de um gasto considerável de calorias.
 Já temos o local, data e hora marcada para nossa diversão. Será na praia de Ponta Negra, em frente ao Hotel Manari, as 8 horas, dia 21 de julho. Lembramos que o treino é para no máximo 15 pessoas.
Esperamos por você! Basta colocar seu nome e telefone abaixo, na área de comentários, que em breve entraremos em contato.

Nosso último treino foi show! Contamos com uma galera cheia de energia em Ponta Negra.

Nosso segundo treino foi no Parque das Dunas, e mais uma vez nossos amigos não deixaram a desejar.

O nosso primeiro aulão, com a linda paisagem da Praia do Forte dos Reis Magos.


Postado por: Odiléia Corrêa.