quinta-feira, 1 de setembro de 2011

FIBROMIALGIA

O exercício físico é, sem dúvida, a causa para o tratamento e prevenção de várias doenças. Aqui vamos falar um pouco da sua colaboração para o tratamento da fibromialgia.

O que é a fibromialgia?

É considerada síndrome porque engloba várias manifestações como dor, fadiga, indisposição e distúrbio do sono, se tornando uma condição crônica, dolorosa e generalizada. Entende-se que é uma forma de reumatismo por envolver músculos, tendões e ligamentos. Os pacientes, geralmente, exibem diminuição da aptidão cardiorrespiratória.

O diagnóstico

Essa doença prejudica muito a qualidade de vida porque os sintomas geralmente estão presentes no dia a dia dos portadores, e infelizmente, não existem exames que comprovem por si só o diagnóstico, sendo muito importante que o profissional que avalia o paciente tenha precisão em sua análise para o tratamento ter sucesso.

O que causa?

Vários fatores podem desencadear a fibromialgia, como um trauma emocional, uma doença grave, mudanças hormonais. Pesquisas procuram a influência de hormônios ou produtos químicos que possam influenciar no aparecimento da dor, no sono e o humor.
Como as dores são muito incomodas, geralmente, há uma diminuição da atividade física, o que pode agravar as dores.

Fibromialgia e atividade física

Pesquisas indicam que os maiores benefícios são os de treinos aeróbios, contudo o alongamento e o fortalecimento muscular também têm tido efeitos terapêuticos. Isso é explicado porque o treino aeróbio provoca mudanças neuroendócrinas necessárias para a melhora do humor, como o aumento de serotonina e nerepinetrina.
O treinamento funcional por ser dinâmico e envolver todas as valências físicas é adequado para o tratamento dessa doença, melhorando o condicionamento cardiorrespiratório, a força e a flexibilidade.

Site indicado: www.fibromialgia.com.br

Postado por: Odiléia Corrêa

Um comentário:

  1. Parabéns pelo site, sempre irei visitá-lo.Sucesso na sua vida amiga, estou orgulhosa de você! bjsss
    Márcia Liana
    professora de Educação Física

    ResponderExcluir